Pesquisar no site

Contato

Sobre Nós

 

HISTÓRIA DO MEJ EM BARRA DOS COQUEIROS

 

NESSA PÁGINA VOCÊ CONHECERÁ UM POUCO DO MEJ - MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM, FOI UM MOVIMENTO CRIADO PÓS CRISMA COM A MANIFESTAÇÃO SINCERA DE CADA UM DOS JOVENS DE TRANSMITIR A TODOS O AMOR DE JESUS COM O QUAL CADA UM FOI AGRACIADO.

 

HISTÓRIA DO MEJ NO MUNDO

 

Em 1865 o Pe Leonardo Cros, Diretor Espiritual do Colégio Tívoli em Bordéus (França), pensou em aproveitar o entusiasmo dos alunos que queriam ir à luta para defender a causa do Papa, ameaçada pelas tropas de Garibaldi, e formou um grupo chamado “Milícia do Papa”. As armas que o padre lhes propôs foram as do Apostolado da Oração, fundado em 1844 pelo Pe. Francisco Xavier Gautrelet: oração, estudo e o oferecimento de toda sua vida.

Mais tarde, em 1870, o Pe. Henrique Ramière, sucessor do Pe. Gautrelet, pediu ao Papa Pio IX a bênção para esta Milícia, que contava já com 100.000 membros no mundo todo e que promovia eficientemente a comunhão freqüente de crianças, jovens e adultos; de alunos, professores e pais.
 
Mas é só em 1914, no Congresso Eucarístico de Lourdes que surgiu a idéia da Cruzada Eucarística Internacional. Em 1915, no Colégio Tívoli, dos jesuítas de Bordéus, acima citado, nasce a primeira Cruzada Eucarística para rapazes.

Após a primeira guerra mundial a Cruzada Eucarística se expande pelo mundo todo, inclusive pelo Brasil. Em 1941 publica-se o primeiro Manual da mesma, que reflete a espiritualidade e a organização dos anos precedentes. A 6 de janeiro de 1958, depois de vários anos de estudos teológicos e pedagógicos, o Papa Pio XII aprova o “Regulamento para a Cruzada Eucarística do Apostolado da Oração”, que servirá de base para os futuros manuais.
Em 1960, com motivo da peregrinação a Roma de uma delegação da Cruzada Eucarística da França, o Papa João XXIII, que tinha sido Delegado da Santa Sé na Turquia, ao dirigir-se aos jovens peregrinos, evita o nome de “Cruzada” e fala em “Movimento”. A partir daí se impõe, primeiro na França (1962), depois em todo mundo, o nome de “Movimento Eucarístico Jovem” (MEJ), que passará a ter uma feição pós-conciliar e moderna. Em 2008 o MEJ está presente em 37 países nos cinco continentes, ajudando crianças e jovens a “viver ao estilo de JESUS”.
 

HISTÓRIA DO MEJ NO BRASIL

 

No Brasil, após amplas consultas, o Secretariado nacional do AO resolveu adotar oficialmente a nova denominação em progressiva e gradual substituição.
Em 1930 nasce a Revista mensal “Cruzados da Eucaristia”, cuja sede é transferida em 1935 de Itu (SP) para Rio de Janeiro.
Em 1980 Edições Loyola publica a primeira edição do Manual do MEJ, que substituirá as “Normas da Cruzada Eucarística”, versão brasileira do Regulamento aprovado por Pio XII em 1958 acima citado, publicadas no Brasil em 1963. Importantes mudanças foram introduzidas, tais como a ampliação da faixa etária para jovens de 16 anos em diante.

 

 

 

VENHA NOS CONHECER E ASSIM COMO NÓS SE APAIXONE POR UM DEUS SURPREENDENTE

MEMBROS DO MEJ

Erikles Alef

Matheus

Joara

Laira Paloma

Roberto

Victor

Sindy

Stefany

 

História do Projeto

Nessa seção você pode descrever a história do projeto e explicar as razões de sua criação. É conveniente mencionar os marcos importantes e as pessoas de honra que participam.